|
|
| A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade | |
| | Author | Message |
---|
Convidad Guest
| Subject: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 11:33 am | |
| A Bagunça é inimiga da Prosperidade
Ninguém está livre da desorganização. A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível. A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades.
De acordo com o Feng Shui Interior, uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes, bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos. Para evitar tudo isso, fique atento às...
Oito regras para dominar a bagunça:
1. Jogue fora o jornal de anteontem.
2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.
4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.
5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue tudo fora.
7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo em sua vida.
8. Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias. Conheça cada uma dessas ações para evitar a "crise energética pessoal":
- Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo: Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
- Pensamentos obsessivos: Pensar gasta energia, e todos sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos, mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos; é preciso prestar atenção à sua qualidade. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossa vida.
- Sentimentos tóxicos: Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam a energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
- Fugir do presente: As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "Bons tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossa vida.
- Falta de perdão: Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas, libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos. Assim, gastamos menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo fica "energeticamente obeso", carregando fardos passados.
- Mentira pessoal: Todos mentem ao longo da vida, mas, para sustentar as mentiras, muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
- Viver a vida do outro: Ninguém vive só, e por meio dos relacionamentos interpessoais evoluímos e nos realizamos. No entanto, é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
- Bagunça e projetos inacabados: A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "Você não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livra-se dela e assume que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do autoconhecimento, da disciplina e da terminação fará com que não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
- Afastamento da natureza; A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.
Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo. Vamos tentar melhorar nossa energia pessoal. Atitudes erradas jogam energia pessoal no lixo. Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive nesse espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.
A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como: a falha de memória (o famoso "branco"); o cansaço físico, o sono deixa se ser reparador; a ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas. Para economizar energia - o crescimento pessoal, prosperidade e a satisfação diminuem - os talentos não se manifestam mais por falta de energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o "vampiro energético". |
| | | Sathi
Number of posts : 31 Registration date : 2008-03-24
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 12:36 pm | |
| Veja como são as coisas, li o "Arrume a sua bagunça com o Feng Shui" outro dia. Caiu por acaso nas minhas mãos! BÃO!!! Bom, vou deixar um texto que, na minha opinião complementa a idéia e aproveitar que o ano ainda está bebê: Sem medo de perder Martha Medeiros "Chega o final de ano, e a gente se projeta pro futuro de uma forma um pouco vacilante: por um lado, nosso espírito está voltado para a renovação, para investir em planos inéditos, combater nossas carências. É como se pudéssemos, de um dia para o outro, zerar o que foi vivido e nascer de novo. Por outro lado, temos dificuldade em dar essa zerada, porque isso significaria abrir mão de algumas coisas, libertar-se do que não está dando certo, e o desapego não é uma prática corriqueira entre nós. O ideal seria que o novo ano nos recebesse de portas escancaradas para que passássemos com toda nossa bagagem, porém a porta não é tão escancarada assim. Não dá pra trazer tudo com você. Principalmente se você está tão repleto de desejos novos. Para que possamos receber o novo, é preciso deixar pra trás desejos antigos, sonhos frustrados. É preciso estar disposto a perder. Foi lendo uma crônica do psicanalista Contardo Calligaris, de dezembro de 2005, que me deu o estalo: como é que eu vou abrir espaço para novos acontecimentos e emoções na minha vida se não consigo me despedir do que acumulei no passado? Adeus ano velho. Foi ótimo, foi péssimo, foi fácil, foi difícil, me dei bem, me machuquei, teve de tudo. As emoções boas naturalmente irão se acomodar na minha mochila e vir comigo, e o que foi ruim pode ser transformado em aprendizado e vir também, mas alguma coisa terá que ficar pelo caminho. É como doar as roupas que já não usamos para poder liberar as gavetas. Vale pra todos os setores da vida. Algumas pessoas desejam uma nova perspectiva profissional, mas em vez de dar um basta para o trabalho que já não serve, relutam em dispensá-lo e os prognósticos de novidade não se cumprem. Há os que querem parar de fumar, parar de engordar, parar de beber, mas pra isso terão que abrir mão de algo difícil de abandonar: o imenso prazer que certos maus hábitos proporcionam. E tem aquele assuntinho onipresente, as relações amorosas. ... Pra responder a essa questão volto (e voltarei sempre) a uma frase do Norman Mailer: "As pessoas procuram o amor como solução para seus problemas, quando o amor é, na verdade, a recompensa por você ter resolvido seus problemas." E emendo com uma citação que complementa a anterior. Do Calligaris, claro, guru e inspirador desta crônica:“Meus votos para todos: um Ano-Novo sem medo de perder”. " | |
| | | recagi
Number of posts : 1395 Registration date : 2008-03-11
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 12:42 pm | |
| excelente!!! me ligo mto nessas dicas aí!! no que diz respeito à organização e à limpeza então nem se fala, hehehe. Vira e mexe arrumo minhas coisas, jogo papéis fora, faço doações do que ñ uso mais... Felizmente, tenho conseguido exercitar o desapego... Lógico que ainda falta mto, mas, no geral, estou satisfeita c/ esse meu lado!!! no entanto, acho que a parte psicológica ainda precisa ser mtooooo mais arrumada, principalmente c/ relação aos meus pensamentos... sempre a mil!!! Há pouco tempo me descobri uma pessoa ansiosa, e isso é uma coisa que preciso trabalhar em mim. semana que vem começo acunpuntura... mas sei que de nada adiantará, se eu ñ fizer um esforço interno. | |
| | | recagi
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 12:49 pm | |
| amilga!!!! mto bom esse texto da Martha - aliás, sou fã dela, hehehe. engraçado vc ainda ñ ter me passado!!! valeu demais!!! | |
| | | Sathi
Number of posts : 31 Registration date : 2008-03-24
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 2:13 pm | |
| Pois eh, querida Rê! Assim que voltei pro trampo, nessa semana, como tu sabe, separei essa mensagem pra mandar pra galerinha e acabei por não fazê-lo por falta de tempo. E, aí, de repente e não mais que de repente surgiu a oportunidade de postá-lo aqui!! Beijos e inté! | |
| | | recagi
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 3:42 pm | |
| nohhhhhhhhhhhh, fui abrir meu e-mail agora e qual e-mail que eu vejo??????? A BAGUNÇA É INIMIGA DA PROSPERIDADE... foi enviado sabe por quem, Podrex??? Pelo Bruno (Kronos), uma pessoa que considero meu guru... Vivo dizendo isso p/ ele, hehehe. Coincidência??? C/ certeza ñ!!!! | |
| | | Convidad Guest
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 3:58 pm | |
| Certeza que não mesmo!!! Ele eh o amigo que estou convidando para participar conosco desse novo ciclo que se começa... Coincidencia? Isso não existe... |
| | | recagi
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 4:02 pm | |
| ótimo!!! acabei de convidá-lo tb, pq ele tem mtooooooo a contribuir!!! | |
| | | Marcella
Number of posts : 62 Age : 35 Registration date : 2008-03-11
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 21st January 2009, 4:16 pm | |
| É tanta poluição, tanto mental quanto física a qual estamos imersos... Isso vale para os dois textos! Como é dificil a gente se organizar e se concentrar em um só coisa! Sempre que tentamos somos bombardeados de mil outras informações e acaba que causa um caos na nossa cabeça. Isso gera uma gasto enrgético imenso, porque estamos fazendo uma coisa, pensando em outra e algumas vezes sentindo uma terceira coisa. Assim como o texto que a thá postou, a gente vai acumulando um monte de coisa, as vezes coisas inúteis e se desprender disso é tao difícil que a gente vai levando...
São pequenas coisas que fazem a diferença!! | |
| | | Convidad Guest
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 22nd January 2009, 8:43 am | |
| - Sathi wrote:
- Adeus ano velho. Foi ótimo, foi péssimo, foi fácil, foi difícil, me dei bem, me machuquei, teve de tudo. As emoções boas naturalmente irão se acomodar na minha mochila e vir comigo, e o que foi ruim pode ser transformado em aprendizado e vir também, mas alguma coisa terá que ficar pelo caminho. É como doar as roupas que já não usamos para poder liberar as gavetas.
E tem aquele assuntinho onipresente, as relações amorosas. ... Pra responder a essa questão volto (e voltarei sempre) a uma frase do Norman Mailer: "As pessoas procuram o amor como solução para seus problemas, quando o amor é, na verdade, a recompensa por você ter resolvido seus problemas." Nossa thais de primeira essa mensagem hein? Me vejo nessa situação, no primeiro exemplo que separei no caso, no segundo estou bem! hihihi |
| | | KRONOS
Number of posts : 12 Registration date : 2009-01-23
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 23rd January 2009, 11:31 pm | |
| Se eu tivesse visto essa msg antes, teria trocado de nick hehehe Saudações a todos!!! Pois então, achei interessante esta msg postada inicialmente pois da umas dicas geral, que seja no feng shui ou não, sabemos que a bagunça tem uma influencia forte na nossa vida, bloqueio de energia, estagnação etc. Além do mais comecei a ler um pouco sobre Feng Shui, ta muito interessante, pois vc efetiva Curas no ambiente para torna-lo mais harmonizado e o ambiente exerce uma influencia enorme em nos. A segunda msg também é muito boa! e completou muito bem!!! valeu!!! Esse lance de trabalhar o desapego, é tão importante...é como se preparar pra se "despir" do corpo, afinal, nao levamos nada desta vida, a nao ser os sentimentos e ensinamentos (alem das amizades...rs) Marcella voce tocou num assunto bem pertinente!!! Creio que a solução é justamente se afastar disto tudo: ir pro mato!!!!rsss Para atingirmos todo o nosso potencial, devemos nos resguardar mais, pra poder nos dedicarmos a nos mesmo, ao auto-conhecimento. Alguns dizem que nao adianta nada o cara ficar meditando sozinho se ele nao esta ajudando em nada a sociedade (não é meu ponto de vista, cada qual tem a sua missão...), mas acho que devemos recarregar as baterias pra ter forças pra enfrentar essa vida cheia de ilusões e não sucumbir a isto tudo. Eu só sei que estar em contato com a natureza, longe de toda essa loucura, é o que há de melhor! Muitas pessoas já atenderam ao "chamado" interno e estão construindos comunidades, eco-vilas etc, de forma harmoniosa com a natureza. ah...coicidencias não existem...uns chamam de sincronicidade, outros de destino, enfim...tudo menos algo "ao acaso"! Abraços | |
| | | onionbrain
Number of posts : 3 Registration date : 2009-01-29
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade 29th January 2009, 4:53 pm | |
| Opa galera, e aí, tudo certo?
Acabo de me registrar no fórum também a convite do Andreh, me chamo Bruno, como o camarada do post anterior e espero poder contribuir também para o fórum.
Muito bom o texto.. Anteontem eu tirei 20 minutos do meu tempo para reorganizar algumas coisas no meu quarto e realmente isto renova as energias. Continuarei este trampo e espero torna-lo um hábito.. | |
| | | Sponsored content
| Subject: Re: A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade | |
| |
| | | | A Bagunça É Inimiga Da Prosperidade | |
|
| Permissions in this forum: | You cannot reply to topics in this forum
| |
| |
| |
|